Controle de aceitação do concreto na obra

Em uma concretagem , geralmente , pela facilidade e rapidez é utilizados concreto usinado , transportado por meio de caminhões betoneira. No ato da entrega é fornecido para o responsável da obra a nota fiscal com as especificações do concreto , conforme projeto da obra. Na nota fiscal tem que constar o fck que é a resistência do concreto , o tipo de brita , o volume de concreto que está sendo entregue , o horário do contato da água com o cimento na usina e a consistência do concreto , mais conhecido nas obras como Slump Test. Antes do descarregamento do concreto é necessário verificar dois controles importantes são eles: o controle de aceitação do concreto fresco e o controle de aceitação do concreto endurecido.

1. Controle de aceitação do concreto fresco:
Consiste em verificar a consistência do concreto através do ensaio de Slump test ,conforme NBR NM 67 - Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone , coletando-se uma amostra do concreto fresco do caminhão betoneira e colocando um determinado volume da amostra dentro de uma forma tronco-cônica, em três camadas igualmente adensadas, cada uma com 25 golpes. Retiramos a forma lentamente, levantando-o verticalmente e medimos a diferença entre a altura da forma e a altura do volume de concreto depois de assentada. O valor de Slump obtido no ensaio deverá ser comparado ao slump de nota fiscal. Caso o valor seja maior , considerando a tolerância descrita em nota, conclui-se que a trabalhabilidade do concreto está não conforme ao especificado , neste caso o concreto não poderá ser aplicado

NBR NM 67 - Determinação da consistência pelo abatimento do tronco de cone
NBR 5738 Concreto - Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova cilíndrico e prismáticos

2. Controle de aceitação do concreto endurecido:
Como já foi comentado, na nota fiscal , consta o fck do concreto, que significa a resistência característica do concreto aos 28 dias de idade que está sendo entregue na obra. O fck é um dos parâmetros mais importantes para a engenharia civil, sendo essencial para garantir a capacidade que o concreto tem de suportar cargas e pressões sem sofrer rupturas, garantindo assim, a qualidade e segurança das estruturas construídas. Para verificar a resistência do concreto entregue na obra , após a liberação através do ensaio do Slump Test , é coletada uma amostra do concreto fresco do caminhão betoneira e moldados corpos de prova , conforme NBR 5738 Concreto - Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova cilíndrico e prismáticos .

Os corpos de prova após o seu endurecimento são coletados e transportados para o laboratório, onde permanecerão no tanque de cura. Na idade de 28 dias os corpos de prova são retirados do tanque e submetidos ao ensaio destrutivo através de uma prensa hidráulica com medidor de força, conforme NBR 5739 Concreto - Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos. O valor da resistência obtido na prensa em MPa , deverá ser maior ou igual ao fck de projeto. Caso isso não ocorra , os resultados obtidos deverão ser avaliados por um profissional habilitado, para comprovação da segurança estrutural da construção.

NBR 5739:Concreto - Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos
NBR 12142: Concreto — Determinação da resistência à tração na flexão de corpos de prova prismáticos